Natal, tempo de vida, paz e amor.
E de reflexão, também.
* Bom Natal para todos!
domingo, 17 de dezembro de 2017
terça-feira, 3 de outubro de 2017
O Cavaleiro da Dinamarca
O Conto extraordinário "O Cavaleiro da Dinamarca", escrito por Sophia de Mello Breyner foi trabalhado pelo clube de teatro no ano de 2006/2007 e foi representado de forma exemplar e pouco habitual, refiro-me ao uso de várias salas de aula que serviram de espaço de representação das várias cenas da história. Os alunos tiveram oportunidade de escolher o espaço para acompanharem o desenrolar da representação. Outros grupos acompanharam toda a sequência de cenas desde o início da história: a ceia de Natal em casa do cavaleiro, na Dinamarca e a sua viagem em peregrinação até à Terra Santa, passando depois por Veneza, Florença, Génova e Antuérpia e o regresso à Dinamarca.
Foi um trabalho de verdadeira relação pedagógica entre os vários elementos da escola: alunos, professores e assistentes operacionais.
Seis professores aceitaram o desafio que lhes lancei e participaram na representação em conjunto com os alunos do clube.
O Texto de uma riqueza enorme, permitiu que se trabalhassem inúmeros conteúdos, contidos nos programas de todas as disciplinas. Um grande número de turmas trabalharam esses conteúdos e deram o seu contributo na apresentação da peça. A escola esteve em festa um dia escutando as palavras de Sophia e acompanhando o desabrochar de pequenos grandes atores que estiveram à altura da excelência do texto. As fotos do evento foram tiradas na sua maioria por alunos do clube Multimédia, que espantaram quem as viu, julgando tratar-se de trabalho de profissionais. Os professores e as assistentes operacionais envergaram trajes da época e integraram o elenco de alunos/atores de forma natural e envolvente.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Tecto e a poesia
A FLORESTA E EU
A poesia esteve sempre presente em todos os anos de vida do clube de teatro. Ela foi um elemento muito importante na formação de todos os alunos que frequentaram o clube. Existiram alunos que se destacaram pela sua sensibilidade e souberam dizê-la de forma comovente, forte e brilhante.
A peça "A FLORESTA E EU" teve a poesia como elemento de excelência, para falarmos da Floresta. Vários autores maiores da nossa poesia, fizeram-se ouvir nas vozes desses alunos.
Conhecemos e vibrámos com poemas de Sophia de Mello Breyner, Matilde Rosa Araújo, Eugénio de Andrade, Agostinho da Silva e Jorge Sousa Braga.
COREOGRAFIAS em que a UNIÃO e o sentido da TERRA como UM BEM A PRESERVAR, foram um elo de união de todo o espetáculo.
"A Floresta e eu" foi o 3º espetáculo apresentado pelo clube Tecto,
no ano de 2005/06.
terça-feira, 12 de setembro de 2017
Recordar
Olá
A partir de hoje o trabalho do Clube de Teatro Tecto irá aparecer aqui regularmente e umas quantas coisas mais. Surpresa!
Peça apresentada na Escola E.B de Marvila no ano de 2005/06
Texto dos alunos do clube e um conto tradicional
******ESPAÇOS ***********************
* O Corpo e o Espaço
* Escola/ Espaço Habitado
* Escola/ Espaço de Aprendizagem
* Espaço de Amor e Solidariedade
A partir de hoje o trabalho do Clube de Teatro Tecto irá aparecer aqui regularmente e umas quantas coisas mais. Surpresa!
Peça apresentada na Escola E.B de Marvila no ano de 2005/06
Texto dos alunos do clube e um conto tradicional
******ESPAÇOS ***********************
* O Corpo e o Espaço
* Escola/ Espaço Habitado
* Escola/ Espaço de Aprendizagem
* Espaço de Amor e Solidariedade
sexta-feira, 18 de agosto de 2017
sexta-feira, 16 de junho de 2017
mensagem da peça PIRILIPAMPOS
Nós humanos somos na maioria dos casos muito distraídos, desleixados e pouco amigos de reconhecer os nossos erros, assim como prescindir das nossas comodidades... muita inutilidade que não serve para nada, a não ser para encher os bolsos a alguém, vai-se fabricando um rol de coisas, objetos, materiais que nos causam uma espécie de dependência. Submissamente e alegremente ignoramos o problema que se tem vindo a agravar, como sendo algo que não nos diz respeito.
Saber que temos um espaço a preservar, que nos permite respirar e viver é por fim entendido e a necessidade de regressar à infância e aos gestos e brincadeiras simples, como o simples facto de nos deslumbrarmos com uma pequena luz, que brilha no escuro, de um pequeno ser que nos lembra a vida que é essencial amar e acarinhar.
A Terra será implacável para quem não a respeita, pois ela é poderosa e não necessita do homem para sobreviver, ela defende-se, avança por cima de quem for preciso para se manter plena de vida, mesmo que ferida e diferente. Já nós teremos a nossa condição de vida ameaçada ou mesmo destruída.
Vejam, oiçam e pensem!
quinta-feira, 15 de junho de 2017
Já foi ! PIRILIPAMPOS!
Os nossos artistas estavam um pouco nervosos e bloquearam nalgumas falas, só percebi o que se passou, quando no fim fui surpreendida pela homenagem que tinham preparado para mim.
Presentearam-me com um ramo enorme de flores, que tive alguma dificuldade em manter só numa jarra, em minha casa. E umas quadras bem conseguidas, relativas ao trabalho do clube Tecto, no ativo desde 2003.
A peça correu bem, tirando esses pequenos incidentes.
Estiveram particularmente bem: a nossa aranha, a Sofia, a borboleta sorridente, a Tatiana, a Inês cheia de ritmo e calma. O Gonçalo de sorriso maroto, podia ter falado um pouco mais alto. Os outros todos deram o que conseguiram, com algum nervosismo á mistura. Todos estão no meu coração e não se esqueçam que não existem preferidos, mas sim, existem alguns que trabalham com um pouco mais de persistência e isso no fim tem de ser reconhecido.

A Inês fez a narração do conto "O primeiro pirilampo do Mundo" de José Eduardo Agualusa
quarta-feira, 7 de junho de 2017
PIRILIPAMPOS.
PIRILIPAMPOS A CAMINHO! ***********************************************
CLUBE DE TEATRO
TECTO apresenta:
“PIRILIPAMPOS”
4ª feira
dia 14 de junho 2017
11 Horas
No
átrio central da escola
-->
E.B. de Marvila
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Juntos
O Teatro é um trabalho de equipa, onde cada um tem de cumprir até ao mais pequeno pormenor e onde todos se ajudam.
Esqueçam o estrelato fácil.
Nada se consegue sem perseverança, muita paciência e amor.
Juntos conseguimos!
* trabalho de Almada Negreiros
domingo, 21 de maio de 2017
domingo, 14 de maio de 2017
Vencer
Vencer depois de muito trabalho
Parabéns Salvador e Luísa Sobral. Uma canção lindíssima cantada com coração e alma.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Um ensaio muito bom
Um artista grande, o nosso Salvador Sobral no ensaio da sua música no Festival da Canção da Eurovisão. Uma interpretação fabulosa.
terça-feira, 9 de maio de 2017
Pirilampos
terça-feira, 25 de abril de 2017
Fitas do nosso contentamento
A reflexão, a concentração e a expressão corporal.
Criar, sentir e comunicar implica ser criativo, sensível e responsável.
sábado, 22 de abril de 2017
terça-feira, 18 de abril de 2017
Trabalho
Estivemos em ponto de paragem, para descanso. Umas férias sabem sempre bem.
Algum trabalho já foi feito, outro está aí por fazer.
A dedicação de cada um faz a diferença num grupo que se quer unido e ativo. Vem aí o trabalho maior em que cada um vai mostrar que valeu a pena estarmos juntos.


Força aos que estão por aqui e aos que não podem aparecer
quarta-feira, 29 de março de 2017
A noite da Iguana
"A noite da Iguana" a peça onde Nuno Lopes mostrou a sua grandeza como ator, interpretando uma personagem de enorme complexidade, onde cada olhar, cada expressão corporal nos transportam à angustia, à ansiedade de alguém que no torpor da sua existência, nos revela a imensidão de nuances da alma humana. Uma interpretação fantástica.
terça-feira, 21 de março de 2017
quarta-feira, 1 de março de 2017
Ruy de Carvalho
O nosso ator de excelência e um ser humano maravilhoso.
Parabéns Ruy de Carvalho pelos seus 90 anos e pelo trabalho exemplar de uma vida dedicada ao Teatro .
Subscrever:
Mensagens (Atom)