domingo, 11 de março de 2012

Conhecer pouco a pouco, sem pressa.

Aprender bem  é um dos nossos objetivos: Como?  Usando bem os nossos sentidos. 
Como conhecemos uma árvore? Quase sempre, primeiro, pela sua forma e cor através do nosso olhar atento. Muito pelo toque, pelo sentir da textura do seu tronco, da forma dos seus ramos, pela espessura das suas folhas. O seu cheiro que nos surpreende, umas vezes suave outras intenso, umas vezes doce, outras vezes ácido.  O sabor dos seus frutos. Por fim com mais subtileza pelo som dos seus ramos e folhagem, quando o vento as obriga a falar. 

Alguns alunos descobriram já, no espaço exterior da nossa escola, uma quantidade enorme de árvores, por acaso, sabes quais? São mais de vinte árvores diferentes identificadas no jardim da escola. E o mais interessante é que quase todas foram plantadas por alunos e professores.   
 
Esta por exemplo, com um nome algo estranho: catalpa, que dá umas flores lindas, por estes dias próximos. Muitos pensavam tratar-se de um arbusto, mas é de facto uma árvore.
 Temos vários choupos, cedros, plátanos, acácias robinas, pimenteiras, grevílias, palmeiras, oliveiras, figueiras, abacateiros, cerejeiras bravas, nespereiras, ,jacarandás, e um eucalipto, o mais velho da família e que dominava o espaço exterior nos primeiros anos da escola, continua falando connosco através do seu aroma e das suas folhas de vários tons do vermelho dourado ao verde azulado e das suas delicadas cápsulas segredo. 

Com todas estas árvores competem imponentes bananeiras, que sem vergonha vão-nos oferecendo belos e exóticos cachos de bananas todos os anos. 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário